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Marketing Médico
9 maneiras de promover sua clínica médica

9 maneiras de promover sua clínica médica com pouco investimento

Aprenda aqui 9 maneiras de promover sua clínica médica para continuar atraindo pacientes. É importante entender as diferentes estratégias de marketing.

Para atrair mais pacientes, você deve conhecer as 9 maneiras de promover sua clínica médica. Afinal, além de gerar um excelente fluxo de caixa, uma agenda completa é sinal de que sua clínica ficou conhecida.

O segredo para atrair mais clientes para uma clínica ou consultório médico é aplicar uma boa estratégia de marketing. Para muitos médicos, no entanto, o marketing parece caro e além das possibilidades de investimento de sua gestão médica.

É por isso que preparamos este pequeno guia de marketing médico de sucesso para promover sua clínica a baixo custo. Continue lendo e descubra tudo!

9 maneiras de promover sua clínica médica


1. Apareça nas redes sociais

Para ter uma clínica médica de sucesso hoje, estar em um ambiente digital é um trabalho essencial que a grande maioria dos médicos e clínicas tem feito. Principalmente aqueles que estão crescendo profissionalmente e buscando mais visibilidade.

Dito isso, criar um perfil profissional para sua clínica nas principais redes sociais como Facebook e Instagram é essencial. Você deve postar conteúdos interessantes e relevantes para seus pacientes, como dicas de saúde e registro das aulas e treinamentos que participou, o que aumenta sua credibilidade.

Uma grande tendência este ano é o conteúdo de vídeo. Esse tipo de marketing é um dos mais úteis na hora de transferir pacientes para o seu consultório, então explore bem esse meio.

Além disso, quando seu público vê a clínica em suas redes sociais e tem acesso a conteúdo interessante, você está proporcionando engajamento orgânico à sua prática. Então, seus posts precisam ter hashtags relevantes e conteúdos atrativos.

9 maneiras de promover sua clínica médica
Apareça nas redes sociais – 9 maneiras de promover sua clínica médica

2. Invista em tráfego pago

Uma opção mais rápida para aumentar a velocidade da sua prática é investir em tráfego pago. Ao contrário das redes sociais, porém, esse método de divulgação exige investimento monetário.

Existem dois tipos principais de segmentação e divulgação no marketing digital. Não necessariamente um é melhor que o outro, são uma forma alternativa de obter pacientes.

Primeiro, temos tráfego orgânico. Nesse caso, você precisa ter uma equipe de desenvolvimento de conteúdo qualificada que entenda de otimização de busca, técnicas de comunicação, posts interessantes com base na audiência, etc.

As técnicas de tráfego pago são métodos de pagamento ao Google para destacar seu conteúdo para os usuários. Com ele, você também precisará de ajuda para obter conteúdo e anúncios atraentes, no entanto, o investimento de curto prazo compensa mais.

Para aqueles que têm pressa em atrair pacientes, o tráfego pago é uma maneira fácil e barata de divulgação. Nesse sentido, uma alternativa interessante de utilização desse método é construir uma campanha por meio do Facebook Ads que promova anúncios para Facebook e Instagram.

Trafego Pago
Trafego Pago

3. Desenvolva um site de alta qualidade

As redes sociais são muito importantes na hora de desenvolver um bom marketing digital para médicos. No entanto, além de estar na web e ter conteúdo interessante, ter um site médico de alta qualidade também é essencial.

Um dos comportamentos mais comuns quando uma pessoa tem dúvidas sobre sua saúde é realizar uma pesquisa no Google. Por isso, é importante que seu site apareça nessa busca, tornando-se assim uma referência de qualidade e conquistando novos pacientes.

No entanto, para fazer isso, você precisa otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa para ter mais chances de aparecer nos resultados de pesquisa. Nesse sentido, suas técnicas de SEO precisam ser muito precisas.

Ao desenvolver seu site, você precisa que algumas informações básicas sobre sua clínica apareçam no site: dados sobre médicos e suas especialidades, endereços, botões de agendamento, etc.

Além disso, você também pode ter um blog, para publicar conteúdos mais extensos que vão ajudar os pacientes e mostrar seu conhecimento sobre o assunto. Tudo isso faz parte das estratégias de marketing de atração para médicos.

Site de qualidade
site de qualidade

9 maneiras de promover sua clínica médica
4. Esteja também no marketing offline

Apesar da maioria da população estar conectada e usar os meios digitais como principal ferramenta de busca e informações, ainda há pessoas que não passaram pela inclusão digital ou preferem outros meios para receberem notícias e novidades.

Há, inclusive, pessoas que preferem um contato mais físico na hora de procurar um lugar ou informações para fazer suas consultas médicas. Dito isso, trabalhar com folders, outdoors, cartões de visitas e anúncios em jornal, dependendo da sua região é uma alternativa interessante.

Outra opção ainda nesse segmento, são os anúncios no rádio e na tv. Adquirir comerciais nesses meios de comunicação podem ser opções interessantes, apesar de serem segmentações mais caras.

Por isso, trabalhar também com o marketing offline é um complemento às divulgações online de clínicas médicas. Lembre que isso pode envolver investimentos regulares, mas também é possível escolher opções mais baratas e fazer a divulgação da clínica gastando pouco.

offline
Marketing Offline

5. Conheça seu público

Para criar estratégias de marketing que sejam efetivas e evitar gastos desnecessários, é importante que a clínica saiba com precisão qual o seu público-alvo.

Isso envolve conhecer a faixa-etária dos seus pacientes, qual meio de comunicação eles mais usam, em quais redes sociais eles estão presentes e o mais importante: o motivo pelo qual eles escolheram você e sua clínica para fazer as suas consultas médicas.

Dito isso, é importante que os médicos pratiquem a empatia com seus pacientes. Uma visita a um consultório para fazer uma consulta não é um momento fácil, as pessoas muitas vezes estão fragilizadas, então, é importante desenvolver esse sentimento.  

Além de praticar a empatia, também é essencial possuir informações sobre seus pacientes, por isso, contar com um sistema de gestão médica que possa te oferecer relatórios sobre seus pacientes é indispensável.

Conhecendo seu público, você poderá traçar metas mais realistas e estratégias de marketing mais condizentes com seus desejos. Vale ressaltar que quanto mais direcionado seu marketing é, mais efetivo e barato ele se torna.

Conheça seu público
Conheça seu público

6. Tenha opções para o agendamento

O agendamento tradicional, por telefone, ainda é muito popular em clínicas médicas. No entanto, o ideal é subir um degrau para ser referência no meio da medicina.  

Então, a melhor opção é contar com um sistema inteligente de agendamento que facilite a distribuição de consultas, a comunicação com os pacientes e o cadastro de novas pessoas.

Com essa ferramenta, você tem o controle completo da agenda de seu consultório de forma ágil e tranquila, sem ter que lidar com vários papéis que podem ser extraviados. Isto facilita o agendamento, otimiza o trabalho da sua equipe e transforma a sua gestão do consultório médico.

Além disso, com esse sistema você diminui as faltas dos pacientes, envia sms automáticos para a confirmação de consultas, acaba com a papelada acumulada pelo escritório, tem gráficos dinâmicos divididos em cores e muito mais.

Marcação de consulta
Marcação de Consulta

9 maneiras de promover sua clínica médica
7. Ofereça telemedicina

Devido às complicações da pandemia, as teleconsultas passaram a ser uma ótima alternativa para os médicos e suas clínicas. Contudo, muito mais que uma opção para os atendimento presenciais, esse meio virou referência para os pacientes.  

A teleconsulta transformou o atendimento no país e está cada vez mais difícil para médicos ignorarem essa nova modalidade de consulta. Muitos pacientes procuram e já preferem esse tipo de atendimento personalizado. 

Então, o software da sua clínica precisa contar com telemedicina integrada, ter essa opção certamente vai te ajudar a atrair mais pacientes, inclusive para consultas presenciais. 

Telemedicina
Telemedicina

8. Garanta a fidelização de seus pacientes

Você certamente já conhece a importância de fidelizar pacientes para que eles voltem para sua clínica para novas consultas, não é? No entanto, essa prática também ajuda na divulgação da sua clínica médica gastando pouco!

Um paciente fidelizado vai recomendar a sua clínica para amigos e familiares, e esse tipo de marketing gratuito é um dos melhores que existem. Afinal, a recomendação ainda é uma grande aliada das clínicas médicas, porque é considerada mais confiável do que anúncios.

Para fidelizar, você precisa oferecer a melhor experiência para o paciente, desde o agendamento até o pós-atendimento. Além disso, é essencial mostrar profissionalismo em todos os momentos e ter ferramentas tecnológicas para atender mais e melhor.

Isto é o que muitos clientes valorizam na hora de procurar um médico ou recomendar alguém. Por isso, sempre tenha um atendimento empático e que faça o paciente sentir-se confortável. 

Fidelizar Pacientes
Fidelizar pacientes

9. Explore outras mídias digitais

Durante esse momento de dificuldade que foi a pandemia, muitas pessoas passaram a explorar novas formas de entretenimento e informação online. 

Uma dessas tendências é o podcast. Um programa que tem formato parecido com o de rádio, mas que transmite muito mais conhecimento em pouco tempo e pode ser ouvido a hora que o usuário decidir.

Essa mídia tornou-se uma grande estratégia de marketing, pois você conquista pacientes com informações relevantes e praticidade. Tudo que o paciente moderno deseja.   

Além disso, você também pode evoluir na sua área e fazer grandes parcerias, já que o podcast pode ter o formato de conversa e ainda é possível chamar pessoas relevantes em diferentes especialidades.

Por isso, não deixe de explorar essa e outras diferentes mídias que mostram grande potencial de engajamento entre as diferentes gerações. 

Explorar novas mídias Digitais
Explorar novas mídias Digitais

Mais do que atrair pacientes: a importância do marketing na gestão médica

O marketing médico tem um potencial muito grande para atrair mais pacientes para clínicas médicas. Mas suas vantagens não param por aí.

Seguindo essas dicas que nós trouxemos, você vai aumentar a visibilidade da sua clínica, principalmente no mundo digital, o que significa que não há barreiras e você pode se tornar conhecido para além da sua região, tornando-se uma referência em sua especialidade até mesmo a nível nacional.

Além disso, bons conteúdos e estratégias de marketing digital ajudam o médico a mostrar conhecimento e criar autoridade na sua especialidade. Dessa forma, seu trabalho se torna não apenas reconhecido, mas também valorizado e respeitado por pacientes e por colegas. 9 maneiras de promover sua clínica médica

Author

Arthur Eickmann

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