Principais estratégias de marketing para clínicas


O marketing e a comunicação digital são importantes para todos os tipos de empresas, divulgando qualquer produto ou serviço. E as clínicas e consultórios médicos não ficam de fora. É certo que todos nós precisamos de atendimento e serviços médicos com certa frequência, e que a área médica se “venda sozinha”, mas o mercado e a grande exigência por grande parte do público de um serviço diferenciado e de qualidade faz com que você precise mostrar seu serviço e destaca-lo no mercado.

Mas é claro que também que as estratégias e conteúdos adotados para tal tarefa serão diferentes já que falamos da saúde e bem estar das pessoas. Por isso, separamos algumas estratégias que são as melhores apostas para clínicas, hospitais e médicos independentes.

Marketing digital

Despontando cada vez mais como a grande tendência da atualidade, o marketing digital pode ser definido como o conjunto de ações realizadas online – ou no meio digital – para atrair mais consumidores, se comunicar com eles, criar um relacionamento mais próximo e, principalmente, construir uma identidade de peso no mercado.

A grande vantagem do marketing digital é a possibilidade de se comunicar com o paciente ideal, no caso do marketing para clínicas – no momento certo e de maneira assertiva. Com isso, fica muito mais fácil atingir o público que você almeja, ainda mais porque sua clínica vai estar onde seus pacientes estão: na internet!

Endomarketing

O endomarketing pode ser definido como uma estratégia de marketing institucional, voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e aumentando a produtividade.

Em muitas empresas, o endomarketing ainda não recebe o devido reconhecimento como uma estratégia fundamental para o sucesso do negócio. Contudo, como os colaboradores contribuem diretamente no desempenho da empresa, é preciso mantê-los engajados, informados e comprometidos com os objetivos, metas e resultados da instituição.

O primeiro passo para implementar o endomarketing é criar uma cultura organizacional bem definida para sua clínica.

Marketing Pessoal

A imagem de um médico (ou equipe médica) é fundamental para que as pessoas tenham confiança e vejam autoridade no que você fala e comunica nas redes sociais, site e eventos. E principalmente: elas precisam ver e saber quem você é. Seus hobbies, atividades diárias, vida pessoal, família. Nas redes sociais as imagens reais e mais pessoais são as que mais ganham engajamento, justamente porque as pessoas querem algo humanizado.

Então apareça, faça vídeos, mostre mais suas atividades e deixem que as pessoas sintam intimidade e confiança antes de escolher ser cuidado pela sua clínica.

Fonte: iClinic