Como aumentar a eficiência do seu consultório?


A rotina de uma clínica médica pode ser bem corrida. Muito mais do que realizar os atendimentos, é preciso também cuidar do financeiro, receber bem os pacientes, organizar a agenda médica e garantir que nada saia do controle. Para isso, é necessário que toda a equipe tenha as ferramentas certas para aumentar a eficiência da clínica e oferecer um serviço médico mais completo, desde o agendamento da consulta.

Para isso, veja as estratégias que ao aplicadas em um consultório/consulta tornam todos os processos e etapas do serviço mais eficiente. Confira:

#1 Software de Gestão  

Adotar um software de gestão para clínicas e consultórios é uma ótima forma de resolver inúmeros problemas. Primeiramente, é preciso pesquisar sobre as ferramentas disponíveis no mercado e fazer a melhor escolha. Só assim, é possível garantir que os dados da clínica estarão seguros e de fácil acesso à equipe. Com um software médico a equipe mantém o controle de diferentes setores: recepção, consultórios, salas, equipamentos, prontuário, entre outros.

#2 Cuidando da saúde financeira da Clínica  

O software médico vai muito além de simplificar a relação da equipe com o paciente. Ele também é utilizado para fazer todo o faturamento da clínica e reduzir os erros que podem resultar em prejuízos financeiros no fim do mês. O controle de caixa permite visualizar de forma mais clara as contas a pagar e receber. Assim, nenhuma delas fica esquecida, evitando juros e problemas futuros.

Com o uso de um software, fica mais fácil e, principalmente muito mais rápido, exportá-los para que sejam entregues. Caso a clínica seja glosada, fica fácil exportar relatórios e informações úteis para solicitar o recurso de glosa, evitando mais prejuízos financeiros.

#3 Consultoria e capacitação

Ter uma preparada faz toda diferença no serviço médico. É importante que os funcionários passem confiança ao paciente na hora de realizar as consultas, exames e procedimentos. Mais do que isso, também é necessário que o paciente se sinta agradável no espaço da clínica. Por isso, educação e um bom atendimento fazem toda a diferença. Seja qual for o setor, é importante estar sempre pronto para realizar as atividades do dia a dia e lidar com imprevistos.

#4 Marketing Digital  

Utilizar o marketing digital pode atrair muitos pacientes e tornar sua clínica uma referência nas especialidades oferecidas para a comunidade. Algumas ferramentas úteis são as redes sociais e o CMS. Estar presente nas redes sociais, por exemplo, é uma ótima forma de ficar mais perto dos pacientes. Pela sua popularidade, as plataformas mais recomendadas são o Facebook e o Instagram.

É possível utilizar o perfil nas redes para colocar informações úteis para o público em geral, como os meios de comunicação com a clínica (telefone, site, e-mail, WhatsApp, etc), o horário de funcionamento, as especialidades oferecidas e o endereço, por exemplo. Além disso, as postagens podem ser úteis para tirar dúvidas recorrentes sobre determinados assuntos, divulgar novos procedimentos, promoções e etc.

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