Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Consultoria Marketing Médico Notícias Redes Sociais

A Telemedicina na pandemia do Covid-19

Diante da pandemia do novo coronavírus, em que o máximo de pessoas isoladas e diversos tipos de serviços e atendimentos sem funcionamento é essencial para conter a transmissão do vírus desconhecido, um novo formato e atendimento médico tem se iniciado por todo o mundo: a telemedicina.

O Ministério da Saúde recentemente autorizou o seu uso para atendimentos à população, contando inclusive com o aval do Conselho Federal de Medicina (CFM).

A medida foi anunciada no fim de março, em caráter emergencial, e permanece válida enquanto persistir a determinação de isolamento social. Para os médicos que já estão familiarizados com o meio digital, essa tarefa com certeza será fácil de desempenhar!

Antes da flexibilização nos atendimentos, apenas profissionais de saúde podiam utilizar os serviços de telemedicina – a fim de obter aconselhamento clínico. No entanto, agora estão liberados também o atendimento pré-clínico, assistencial, consultas, monitoramentos e diagnósticos.

Tanto o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto planos e seguros privados estão autorizadas a realizar teleconsultas. Além disso, atestados e prescrições médicas ficam disponíveis por meio virtual, desde que o profissional responsável tenha assinatura digital.

Como utilizar a telemedicina?

Como o isolamento social é a principal estratégia para evitar o contágio, a telemedicina acaba sendo a única alternativa em muitos cenários no Brasil.

Os atendimentos podem ser feitos por meio de telefone, computador ou tablet. Cabe ao médico e ao paciente acordarem sobre o meio em que a consulta será realizada. Por telefone, no entanto, a falta de visualização do paciente requer do médico maior sensibilidade e uma anamnese ainda mais apurada.

Mesmo diante do contexto de exceção, o profissional de saúde precisa atender a alguns itens normativos da prática:

  • Garantir a segurança dos dados do paciente;
  • Preencher, obrigatoriamente, o prontuário eletrônico do paciente;
  • Em situações suspeitas de coronavírus, observar as normas e orientações do Ministério da Saúde sobre notificação compulsória, em especial aquelas listadas no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19).

Fonte: Secad Artmed

Author

KOMMU COMUNICAÇÃO

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× FALE CONOSCO