Atualização no Youtube traz mais autonomia para usuários


Uma nova atualização do YouTube traz alterações em dois recursos de navegação, possibilitando um maior controle dos usuários sobre os conteúdos que lhes são sugeridos.

Segundo o comunicado feito pela plataforma, agora, os usuários poderão escolher determinadas categorias para explorar, que aparecerão na parte de cima da página principal do YouTube. Além disso, haverá a opção de filtragem nos vídeos, que permite selecionar mais especificamente o tipo de conteúdo que a pessoa deseja ver como recomendações.

+ Stories e IGTV ganham nova aba de exploração no Instagram

A plataforma deve investir, ainda, em outras ferramentas de transparência, que expliquem aos usuários o porquê de certos vídeos ou criadores de conteúdo serem recomendados.

O YouTube diz que o objetivo é dar aos usuários mais controle sobre o que eles vêem no site: “Às vezes, recomendamos vídeos de canais que você nunca viu antes, com base no que outros espectadores com interesses semelhantes gostaram e assistiram no passado. Nosso objetivo é explicar por que esses vídeos aparecem em sua página inicial para ajudar a encontrar vídeos de novos canais que você possa gostar”, explica Essam El-Dardiry, gerente de produtos do YouTube.

Vale lembrar que a plataforma tem enfrentado diversos questionamentos sobre seu fraco controle sobre a disseminação de conteúdos ofensivos.

As novas ferramentas estão programadas para entrarem no ar já nos próximos dias.

Fonte: B9