Saiba como o Google vem combatendo as fake news


As fake news tem chamado bastante atenção nos últimos anos e tem fator deveras prejudicial – seja disseminando notícias de doenças que já foram erradicadas, seja em períodos de eleição. Várias gigantes da tecnologia estão com uma grande responsabilidade em mãos: como averiguar essas notícias? Elas precisam ser autenticas e confirmadas.

No caso da Google, que firmou parceria com o International Fact-Checking Network (IFCN), a medida é: remover dos resultados as matérias com dados errados ou falsificados. E a Iniciativa Google Notícias, pretende criar mecanismos para facilitar a vida dos usuários na hora de encontrar notícias apuradas e fomentar o bom jornalismo junto aos veículos.

O jornalismo tem uma série de questões éticas e de bons costumes para ser realizada: é preciso no mínimo 3 fontes, com diferentes opiniões. Os fatos devem ser checados, e deve existir alguma prova para a tal afirmação trazida na notícia. Sejam imagens, vídeos, áudios ou documentos.

Sabemos que, com a disseminação da internet, muitos portais de notícias e/ou blogs, no anseio por audiência, talvez não estejam seguindo princípios éticos do jornalismo. E todos nós somos responsáveis – compartilhando-as – assim como as grandes empresas. E é por isso que, explicar a medida utilizada para combater as fakes news é tão importante.

No final de semana, a Gigante das Buscas participou da Conferência de Segurança de Munique e publicou um documento online, que detalha melhor para combater “os esforços deliberados para iludir e enganar, usando velocidade, escala e tecnologias disponíveis na web” em várias plataformas, a exemplo do YouTube.

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Google trabalha com três pilares

As ações da companhia de Mountain View usam três pontos de partida fundamentais: qualidade, agentes maliciosos e contexto. Por exemplo, com o primeiro deles em mente, a empresa organiza o conteúdo com a ajuda de algoritmos de classificação isentos de pontos de vista ideológicos dos responsáveis pela auditoria.

Para o segundo quesito, a Google diz ter ao seu lado mais de 20 anos lutando contra mensagens de spam — e essa experiência oferece uma grande vantagem contra pessoas que tentam ludibriar os sistemas com o objetivo de conseguir atenção. Para o terceiro, ela aponta para seus Painéis de Conhecimento e Informação, no mecanismo de busca e no YouTube, para fornecer aos usuários mais contexto sobre o conteúdo apresentado.

Esquema ilustra como a inteligência artificial trabalha em conjunto com a curadoria humana para filtrar fake news. Fonte: Google.

No mês passado, a empresa afirmou que vem mudando sua inteligência artificial (IA) para reduzir a promoção de vídeos fraudulentos e fake news no YouTube. O documento adianta também que os próximos esforços envolvem um combate eficiente contra “deepfakes” e “mídias sintéticas” geradas por máquinas.

 

Fonte: TecMundo